A inspeção de segurança é o mecanismo adotado para verificar como está funcionando na prática a Gestão de Riscos de uma empresa.
Uma inspeção superficial demais ou que não se utiliza dos meios necessários para evidenciar situações críticas no ambiente de trabalho proporcionará análises incompletas.
Existem certas ferramentas que podem facilitar e muito a atuação da equipe de SST na atividade da inspeção de segurança.
Além disso, as ferramentas podem permitir agilidade na tomada de decisões, maior abrangência de análises para diversos ambientes de trabalho e melhores indicadores de segurança ocupacional para a empresa.
Seguem abaixo as principais ferramentas para você utilizar numa inspeção de segurança, da mais comum até as mais elaboradas.
1. Inspeção de segurança com prancheta
Talvez a mais simples das ferramentas de inspeção, a prancheta é uma opção para anotações rápidas e curtas no momento de se inspecionar determinado local.
Essa ferramenta será útil se o profissional da Segurança do Trabalho contar com o apoio de uma planilha de inspeção preparada previamente.
Assim, estudar o ambiente a ser inspecionado para verificação de prováveis não conformidades deve ser uma boa prática a ser realizada antes de iniciar uma inspeção contando apenas com o uso da prancheta.
Pontos Negativos:
- torna-se limitada a informações corriqueiras nas inspeções;
- ambiente a ser inspecionado pode interferir na produtividade da escrita (ex.: local mal iluminado dificulta anotações por escrito);
- prancheta ocupa as mãos do inspetor, que pode esquecê-la em algum local;
- após a vistoria, o inspetor deve ainda repassar informações para o computador a fim de confeccionar um modelo padrão de relatório de inspeção (editor de texto).
Pontos positivos:
- útil para inspecionar locais já conhecidos (apoio de planilha de inspeção);
- usual para anotações imediatas (nome de responsáveis, contato, etc.);
- baixo custo.
2. Inspeção de Segurança com celular/tablet ou câmera fotográfica
Os meios tecnológicos estão à disposição do mercado de trabalho e reconhecer que eles auxiliam em diversas demandas é a primeira tomada de decisão.
Os registros fotográficos, chamados de evidências, num relatório de inspeção contribuem para leitura por parte do gestor de SST. A sinalização de não conformidades apenas por escrito torna o texto do seu relatório cansativo enquanto imagens despertam atenção.
O celular/tablet ou mesmo a câmera fotográfica são a principal ferramenta para se evidenciar máquinas, equipamentos ou mesmo processos e situações que precisam estar presentes no relatório.
Certifique-se de que sua empresa forneça essas ferramentas de trabalho para os momentos da inspeção.
Pontos Negativos:
- celulares ou câmeras de baixa qualidade podem comprometer a resolução das imagens;
- quantidade insuficiente de aparelhos para demanda de trabalho pode atrapalhar a obtenção de evidências fotográficas durante inspeção;
- aparelhos “viciados” precisam carregar a bateria todo momento.
Pontos Positivos:
- registros fotográficos auxiliam no entendimento de determinadas situações;
- dependendo do formato dos aparelhos, podem caber no bolso de calças e camisas do trabalho;
- os registros das fotos podem contribuir para posterior confecção do relatório de inspeção por parte do inspetor ou equipe presente.
3. Inspeção de segurança utilizando aplicativos de anotações
Ainda na tecnologia, podemos unificar as funções das ferramentas anteriores em aplicativos de anotações, disponíveis na Internet.
Assim, ao invés de utilizar pranchetas, o inspetor pode fazer anotações por meio do celular/tablet. Alguns desses aplicativos também possuem função para registro de imagens e áudios.
Sites especializados em tecnologia indicam os melhores aplicativos disponíveis. Confira aqui e aqui alguns exemplos.
Pontos Negativos:
- dependência de autorização por parte de gestores para baixar versões nos celulares/tablets;
- versões gratuitas dos aplicativos podem ser bem limitadas;
- aplicativos complexos podem comprometer o uso dessas ferramentas nas inspeções.
Pontos Positivos:
- agilidade no registro de evidências durante a inspeção;
- possibilidade de registro de imagens (fotos e vídeos), textos e áudios.
4. Inspeção de segurança utilizando softwares
As mais sofisticadas ferramentas que contribuem para a inspeção de segurança dessa lista.
Softwares aliam melhor desempenho, agilidade na geração de dados e informações e permite ao inspetor ou equipe da Segurança do Trabalho focar nos detalhes da inspeção.
Programas como esses permitem ainda maior abrangência da inspeção de segurança na empresa. Imagine vistorias em pontos distantes numa indústria gigantesca! Os softwares de inspeção podem monitorar essas situações por mecanismos de georreferenciamento.
Investimento desse tipo na área da Segurança do Trabalho pode ser uma importante aliada para imagem da empresa (marketing positivo), destaque perante a concorrência e mais importante de tudo: garantir a segurança dos colaboradores com o melhor que se tem no mercado.
Pontos Negativos:
- alguns softwares precisam ser conectados diretamente a Internet durante funcionamento (opte por softwares sem essa dependência);
- alguns softwares podem ter custo inicial elevado na comparação com outras ferramentas de inspeção;
- treinamento para equipe responsável pela utilização do software (busque por soluções que garantam suporte por meio de chamados).
Pontos Positivos:
- agilidade no registro de evidências durante a inspeção;
- confecção de relatórios no momento da inspeção (instantaneidade);
- monitoramento de riscos por meio de georreferenciamento;
- as melhores ferramentas garantem funcionamento sem acesso direto a Internet.
Autor:
Victor Pereira de Vasconcelos – Engenheiro e Professor Formador do curso EaD de Técnico de Segurança do Trabalho no IFF
Você pode gostar também:
– 5 habilidades para fazer inspeção de Segurança do Trabalho do jeito certo
– Por que você deveria usar tecnologia na sua gestão de segurança do trabalho?
– Como usar GPS para proteger vidas na Segurança do Trabalho