Categorias
Assuntos Gerais sobre Segurança do Trabalho Tecnologia para Segurança do Trabalho

Como usar o GPS para proteger vidas na Segurança do Trabalho

“A tecnologia pode fazer muito pela Segurança do Trabalho. Isso aliado a praticidade de ter acesso na palma da mão contribui sobremaneira para proteger vidas.”

O uso de meios tecnológicos no cotidiano já não é uma opção em nossas vidas. Para o bem ou para mal (infelizmente) as facilidades do mundo contemporâneo estão cada vez mais à disposição de todos.

Somente o seu celular é um exemplo prático das funcionalidades que temos. A função fim do aparelho (fazer ligações) não é mais prioridade em alguns casos. Quem não adquire um celular já de olho nos softwares disponíveis de comunicação (mensagens, redes sociais) instalados nele, nas possibilidades da câmera fotográfica, no armazenamento de dados (fotos, vídeos, arquivos em geral)?

O mercado de trabalho não ficou atrás e diversos segmentos já utilizam tecnologia que atende com mais eficácia e eficiência seus processos, além de ser um mecanismo feroz de competição entre empresas da mesma área de atuação.

Você pode conferir aqui uma abordagem do uso da tecnologia nos processos da Segurança do Trabalho.

O que é GPS?

O Sistema de Posicionamento Global, que em inglês é conhecido como GPS, é uma ferramenta de localização. Com ela, é possível encontrar destinos e traçar rotas de alcance. É uma tecnologia de fácil acesso, principalmente por já vir instalado nos modelos mais recentes de celular.

Tamanhas praticidade e funcionalidade do georreferenciamento (GPS) surgem como avanço nas demandas do setor de ST. Já existe disponível no mercado, ferramentas de gestão de risco que permitem localizar com precisão um cenário identificado em inspeção.

Essa funcionalidade permite mapear diversos cenários, semelhantes ou não, numa área extensa ou mesmo remota de uma empresa. Além disso, contribui e muito no processo de análise de riscos, identificando situações que devem ser tratadas.

Como vários mecanismos da tecnologia, só a ferramenta não produz muito. É necessário conhecer seu modo de operação, de forma a dominar a técnica por trás do programa.

Como usar o GPS na Segurança do Trabalho

 O uso de GPS na Segurança do Trabalho dá um grande salto na prevenção de acidentes, permitindo tomadas de decisão mais rápidas e assertivas.

O georreferenciamento de riscos permite, por exemplo, ter uma visão geral dos locais a serem tratados com prioridade e onde as correções podem ser conduzidas de modo semelhante.

Explorando ainda mais o potencial do uso do GPS na Segurança do Trabalho, podemos verificar que a localização possibilita a segmentação dos setores de uma empresa, isto é, numa análise posterior global os departamentos podem ser comparados por meio dos riscos. Isso contribui até mesmo no ganho de tempo frente aos processos manuais, ainda utilizados hoje, de modo que quanto mais rápido forem identificadas não conformidades (com o uso do GPS) não há porque não tratá-las com a agilidade que merecem.

Como vimos, a tecnologia pode fazer muito pela Segurança do Trabalho. Isso aliado a praticidade de ter acesso na palma da mão contribui sobremaneira para proteger vidas. O destino já foi traçado, só falta seguir.

Autor: Victor Pereira de Vasconcelos – Engenheiro Mecânico, Técnico de Segurança do Trabalho e Redator EmapX Blog.

2 respostas em “Como usar o GPS para proteger vidas na Segurança do Trabalho”

Os comentários estão desativados.