“Paz de espírito, realização e sucesso não são destinos; são jornadas“
– Carlos Wizard Martins
É difícil imaginar que o objetivo de vida profissional de alguém seja simplesmente o sucesso.
Sucesso não é a atividade fim e sim, um subproduto de boas realizações durante a carreira de um profissional.
Tente associar essa ideia ao dinheiro. O objetivo de seu trabalho diário é apenas o dinheiro? Ou o que você almeja de verdade é a independência financeira, a paz de poder quitar suas dívidas e usufruir do lazer adquirido com o valor das notas de R$ 100,00 do final do mês?
Conseguiu perceber a diferença?
Você pode fazer dinheiro de qualquer forma e não necessariamente fazendo o que você faz trabalhando. Você pode vender alguma coisa, ganhar um sorteio, pedir emprestado, prestar serviços simples a quem precisa…
O valor que você consegue dar ao dinheiro na forma de conforto, luxo (por que não?) e tranquilidade são os sucessos de sua jornada profissional.
Sucessos na carreira são os pontos altos de seu desempenho profissional. Carreira de sucessos é manter o seu melhor constantemente.
E como ser melhor? Sendo diferente dos outros!
Sucesso na carreira da Segurança do Trabalho
Podemos dizer que o profissional técnico em Segurança do Trabalho já se destacada (se difere) desde sua formação.
Veja só: a ementa do curso engloba disciplinas como psicologia, estatística, informática e tecnologia, primeiros socorros, desenho industrial, meio ambiente, etc.
Tamanha diversidade na formação de um profissional tem por objetivo, antes de tudo, preparar uma pessoa para enfrentar desafios no seu cotidiano ocupacional.
A disciplina “Psicologia do Trabalho”, por exemplo, busca apresentar situações de normas civilizatórias, características de personalidades, liderança e organização e princípios de ética profissional.
Esses conhecimentos ajudarão a elaborar as inspeções de segurança do trabalho, principalmente a abordagem com os outros trabalhadores, além de ser útil também na preparação dos Diálogos Diários de Segurança (DDS).
Já em “Meio Ambiente”, o curso técnico pretende que o futuro profissional tenha consciência ambiental de seus atos para com o mundo que habita e promove reflexão sobre os esforços dos acordos internacionais e políticas públicas de combate ao desmatamento e emissão de poluentes, além do trato adequado de resíduos industriais.
A abordagem dessa disciplina deve surtir efeitos nas campanhas de coleta seletiva que uma empresa venha a desenvolver, além de um pensamento ecológico nos funcionários. O melhor de tudo é utilizar o colaborador como multiplicador desses ideais para sua família e sociedade.
Obviamente a metodologia de um curso é um dos mecanismos que busca promover a melhoria de um cidadão por meio do conhecimento. O seu destaque, como profissional, virá e deve vir por engajamento próprio, no desenvolvimento de certas habilidades.
É inadmissível que um profissional da atualidade desdenhe do potencial que a informática apresenta para o mercado de trabalho.
Uma simples consulta à Internet apresentará uma série de informações que o profissional técnico em Segurança do Trabalho pode utilizar no seu dia a dia.
Essas atitudes eventuais podem se tornar hábitos e frequentemente você pode ter acesso a conteúdos específicos que lhe ajudarão nas principais demandas de seu trabalho.
Esse conselho também é indicado para questões normativas. É uma boa ação de todo profissional da Segurança do Trabalho ficar por dentro das atualizações de Normas Regulamentadoras e outras leis trabalhistas.
Seu sucesso depende de você. Busque por isso!
Profissionalmente falando, o mercado de trabalho procura as pessoas certas para as vagas. Você pode até ser o melhor candidato, mas se não for o seu momento, não perca as esperanças.
Aproveite o NÃO para saber correr pelo próximo SIM.
Como? Mostre-se ao mercado de trabalho! E da melhor forma…
- Faça os cursos solicitados eventualmente nas vagas de emprego;
- Esteja por dentro dos conteúdos das certificações exigidas (Normas ISO e OSHAS);
- Seja presente no LinkedIn, a maior rede profissional do mundo.
Se você já atua e busca por crescimento na sua área de atuação ou em setores similares não se desfaça dos mecanismos que usou até chegar aqui: conhecimento obtido no curso técnico, atualização pelas mídias sociais e preparação em cursos complementares, congressos e certificações.
Incremente toda sua bagagem direcionando-se ao conhecimento das ferramentas tecnológicas que já dominam o mercado da Segurança do Trabalho, como programas de desenhos técnicos e industriais, plataformas de gerenciamento de projetos e softwares de gestão de riscos e mapeamentos de não conformidades.
Cada nova oportunidade de aprendizado e cada meta conquistada com seu crescimento profissional é o seu sucesso momentâneo. A sua jornada vai definir sua carreira de sucesso.
E o que vem depois? Reconhecimento, destaque e afirmação como profissional competente e realizador de conquistas.
Lembra do simples dinheiro que falamos lá no início deste blog? Se você só lembrou agora, você está no caminho certo para a conservação de uma carreira de glórias.
Motive seus amigos a construírem uma carreira de sucessos constantes juntos.
Compartilhe em suas redes sociais nosso blog post!
Autor: Victor Pereira de Vasconcelos – Engenheiro Mecânico, Professor Formador do curso EaD de Técnico em Segurança do Trabalho no IFF e Redator EmapX.
Você pode gostar também:
– Pare de errar: esqueça essas 3 frases sobre segurança do trabalho
– Segurança do trabalho: 2 grandes obstáculos enfrentados por profissionais da área