Categorias
Assuntos Gerais sobre Segurança do Trabalho Tecnologia para Segurança do Trabalho

Por que você deveria usar tecnologia na sua gestão de segurança do trabalho?

“A gestão de segurança do trabalho da sua empresa deve estar a par do mercado tecnológico desenvolvido para o segmento (…) Quando o colaborador reconhece o resultado positivo de suas ações e sabe que está inserido num mercado tecnológico de ponta e promissor, passa a confiar mais em si.”

A lâmpada clareou para substituição da vela. O computador deletou a máquina de escrever. O celular desligou o telefone fixo. A necessidade da atualidade fez surgir tecnologia.

O uso sensato dos meios tecnológicos no cotidiano mudou a forma de encarar a vida. Estamos produzindo mais em menos tempo, gerando fluxo de informações maior, interconectados com parceiros e clientes e agilizando processos.

A necessidade por melhorias no ambiente de trabalho busca alternativas constantes no que diz respeito à gestão. Softwares específicos contribuem no monitoramento de atividades, buscando cumprir metas e atender prazos.

A gestão de Segurança do Trabalho da sua empresa deve estar a par do mercado tecnológico desenvolvido para o segmento. Mas por quê?

 1. Relação Custo-Benefício

Investimentos em tecnologia geralmente tendem a ser onerosos: contratação de profissionais capacitados da área de Tecnologia da Informação, mobiliário específico para equipamentos, etc. Junte isso ao fato do mercado oferecer constantes atualizações no seu portfólio de serviços.

Porém, o mercado já conta com serviços de alta tecnologia de gestão de riscos, que utilizam apenas conexão com Internet e qualquer dispositivo móvel.  Além disso, sistemas disponibilizados em nuvem, asseguram redução de custos com sala de equipamentos, por exemplo, e possibilidade de arquivamento de dados muito maior do que o convencional. Tudo isso para tornar sua equipe muito mais eficiente.

2. Visão macro

Uma gestão de riscos eficiente deve permitir análises globais e medidas locais. Alie-se a ferramentas de georreferenciamento, para mapear as ocorrências de áreas extensas ou mesmo remotas de sua empresa.

A tomada de decisões pode ser mais assertiva quando o problema for analisado em sua totalidade e abrangência. Desse modo, a atuação de sua equipe de segurança em cenários semelhantes, mesmo que em lugares diferentes, será uniforme garantindo tratamentos pontuais na empresa.

Você pode ainda usar o georreferenciamento para identificar os cenários diferentes de acordo com a gravidade dos fatos, permitindo atuação das prioridades com mais agilidade.

 Todos os lugares da empresa na palma da sua mão é a solução para uma gestão mais eficiente.

3. Rápida tomada de decisões

Registro local de evidências, padronização de relatórios, mapas dinâmicos em localidades distintas. Todas essas informações agregam valor ao seu serviço e aumentam a credibilidade da sua equipe de ST.

Com a tecnologia, o registro das evidências pode ser feito por qualquer dispositivo móvel e sua equipe de segurança pode associá-lo a um item normativo, gerando relatórios padronizados das áreas sob inspeção. É possível ainda reduzir o tempo de resposta frente aos problemas encontrados, encaminhando a notificação diretamente para o profissional ou setor responsável pela solução da inconformidade.

Um clique separa o problema da solução!

4. Colaboradores protegidos = Gestão de segurança do trabalho eficiente

Mudança de atitudes é determinante para encontrar soluções. Quem já optou por uma de nossas soluções, o App EmapX Enterprise, pôde experimentar na prática os objetivos garantidos.

Nossos clientes, durante apenas um ano, reduziram as taxas de acidentes do trabalho pela metade. O uso da tecnologia, aliado ao conhecimento teórico da equipe da Segurança do Trabalho, obteve sucesso prático frente às adversidades do local de trabalho.

Quando o colaborador reconhece o resultado positivo de suas ações e sabe que está inserido num mercado tecnológico de ponta e promissor, passa a confiar mais em si. Em números, cerca de 80% dos profissionais de SST que utilizou o App EmapX Enterprise relatou aumento de credibilidade na equipe.

Com grau de satisfação conquistado por meio da sensação de trabalho bem feito, os gestores inseridos no meio avaliam muito positivamente a utilização do App EmapX Enterprise em seus processos.

Em números, e isso é mais que forte que tudo: mais de 1000 vidas já foram protegidas até hoje.

Seja o próximo a conquistar seus objetivos!

Autor: Victor Pereira de Vasconcelos – Engenheiro Mecânico, Técnico de Segurança do Trabalho e Redator EmapX Blog.


1 resposta em “Por que você deveria usar tecnologia na sua gestão de segurança do trabalho?”

Os comentários estão desativados.